quinta-feira, 7 de julho de 2011

Vale do Catimbau










       Conhecido como "Paraíso Selvagem", o Parque Nacional da Serra do Catimbau, mais conhecido como "Vale do Catimbau", não decepciona os turistas que forem em busca de beleza e riquezas históricas. Com mais de 62 mil hectares de extensão, abrangendo os municípios de Buíque, Ibimirim e Tupanatinga, o parque foi criado por um decreto em 2002 e é o segundo maior do país, perdendo apenas para a Serra da Capivara, no Piauí.
        Rico em diversidade, o parque está localizado entre o Agreste e o Sertão do Estado, e é possível ver essa diferença em diversos aspectos da paisagem, inclusive na cor da areia, avermelhada no lado do Sertão e esbranquiçada no lado do Agreste. No chão, em diversos lugares você vê pontinhos brilhantes, devido à forte presença de silício no solo.
        Por ser uma região de inteira erosão, é possível encontrar formações rochosas diversas e curiosas. Já foram batizados como "Morro do Cachorro", "Pedra do Castelo", "Pedra do Vaqueiro", "Camelo", "Cavalo Marinho", "Pedra da Serpente", "Igrejinha" e muitos outros formatos. São diversas trilhas que podem nos levar a conhecer os cânions ou cemitérios indígenas, locais com pintura rupestre, arenitos de diversas cores e tipos, além de rochas sedimentares formadas há mais de 400 milhões de anos.
        Além de serem áreas de extrema importância biológica, as pinturas rupestres encontradas e os artefatos de ocupação pré-histórica datam de mais de 6.000 anos. De acordo com Márcio Araújo ( guia turístico), já foi encontrado um esqueleto em um dos muitos cemitérios indígenas do local, com datação de 6.640 anos.
        A formação rochosa existente no Vale do Catimbau é a mesma encontrada no continente africano. "Isso nos leva a crer que essas formações intrigantes têm a ver com a separação dos continentes", esclarece Márcio. Em um dos sítios arqueológicos mais importantes foram encontradas pinturas rupestres feitas por grupos étnicos de diferentes épocas, identificados pela diversidade na técnica e no estilo de pintura.
        A associação dos Condutores de Turismo do Vale do Catimbau foi criada em 2000. Com um curso de formação ministrado em parceria com o Sebrae, o Ibama e a Prefeitura de Buíque, 12 guias foram munidos de informações sobre a história e a geologia do local.
         Representando os artesãos de Buíque, temos José Bezerra e Luís Benício. José Bezerra já mandou peças para diversos Estados do Brasil e até para fora do país. É possível encontrar peças suas em uma galeria de arte em São Paulo. Já Luís Benício começou a fazer as peças há cerca de 12 anos. Afirma que hoje já dá para viver de sua arte. Participante frequente de feiras como a Fenearte, também é bastante conhecido por suas peças. Os dois artistas recebem encomendas e têm peças expostas em suas residências, no Vale do Catimbau.
     

Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

IDENTIDADE VISUAL

IDENTIDADE VISUAL